Espaço destinado para análise e comentários sobre provas e questões de concursos Aplicada para o cargo de enfermeiro

Apresentação

O Foco desse blog são enfermeiros interessados a um cargo publico, conhecendo como são as aplicadas as questões da matéria especifica de enfermagem.

terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Prova do HU-UFGD - EBSERH AOCP – 09/03/2014

Prova do HU-UFGD - AOCP – 09/03/2014 Cargo Enfermeiro

26. Homem, 77 anos, com doença pulmonar obstrutiva crônica exacerbada, encontra-se internado na Clínica Médica e, em sua prescrição, consta Terbutalina 0,25mg via subcutânea. Sabe-se que, na instituição, a apresentação da Terbutalina é ampola injetável com 0,5mg/1ml. Ao preparar esta medicação em seringa de 100 unidades, quantas unidades de droga devem ser aspiradas?
(A) 0,5.
(B) 1.
(C) 5.
(D) 10.
(E) 50.

27. De acordo com as Medidas de Prevenção de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (2013), sobre o cateter venoso periférico, é correto afirmar que
(A) não deve ser programada a troca do cateter.
(B) recomenda-se troca do cateter a cada 96 horas quando confeccionado em poliuretano.
(C) todos cateteres puncionados em situação que não se caracterize como urgência ou
emergência devem ser trocados a cada 72 horas.
(D) cateteres puncionados em situação de urgência ou emergência devem ser trocados no
máximo em 24horas.
(E) apenas em neonatais, há recomendação de troca do catéter a cada 7 dias.

28. Para a realização de sondagem retal, a posição mais adequada e confortável é a
(A) Prona.
(B) Supina.
(C) Litotomia.
(D) Sims.
(E) Trendelenburg.

29. Mulher, 42 anos, sem comorbidades, com circunferência do braço igual a 37 cm, está internada na Clínica Médica para tratamento de pielonefrite, com verificação dos sinais vitais a cada 6 horas. Para a última aferição de pressão arterial, o técnico de enfermagem do setor utilizou manguito 10 x 17cm, ajustou a braçadeira sem folga no braço da paciente, 2 cm acima da fossa cubital, com a artéria braquial centralizada abaixo do manguito, procendendo à insuflação até 20 mmHg acima da perda da palpação do pulso radial e deflação em uma velocidade de 2 mmHg por segundo, com ausculta da artéria braquial na fossa cubital da fase I de Korotkoff em 190 mmHg, aumentou ligeiramente a velocidade de deflação, até ausculta da fase V de Korotkoff em 130mmHg. Diante desse caso, é
correto afirmar que:
(A) a pressão arterial aferida está subestimada.
(B) a pressão arterial aferida é classificada como limítrofe.
(C) a pressão arterial aferida é classificada como hipertensão estágio 1.
(D) a pressão arterial aferida é classificada como hipertensão estágio 2.
(E) a pressão arterial aferida está superestimada.

30. De acordo com o Decreto N°. 94.406/87, que regulamenta a Lei N°. 7.498/86, que dispõe sobre o exercício da Enfermagem, é atividade privativa do enfermeiro 
(A) realizar testes e proceder à sua leitura, para subsídio de diagnóstico.
(B) identificar as distócias obstétricas e tomar providências até a chegada do médico.
(C) emitir parecer sobre matéria de enfermagem.
(D) efetuar o controle de pacientes e de comunicantes em doenças transmissíveis.
(E) realizar controle hídrico.

31. Ao considerar os Artigos 29, 30, 32 e 34 da Resolução COFEN N°. 311/2007, é ético executar a prescrição ou solicitação médica na seguinte situação:
(A) Brometo de Pancurônio 2ml EV agora; para idoso internado com câncer terminal, em coma vigil, sob respiração espontânea.
(B) Atropina 1amp EV agora; para paciente internado há três meses, com acidente vascular
cerebral de tronco, em paliação, que se encontra bradicárdico poucos minutos antes de passar o plantão para o próximo turno.
(C) Captopril 6,25mg VO 12/12h; para homem, 42 anos, internado com insuficiência cardíaca e aferição de pressão arterial prévia ao horário da medicação igual a 110/70mmHg.
(D) Heparina 5000UI SC 8/8h; para homem, 56 anos, internado com infarto agudo do miocárdio, em anticoagulação plena.
(E) Insulina Regular 10UI SC agora; em diabética que chegou ao serviço hospitalar de emergência com sudorese, tremores frequentes e queixa de cansaço, sem verificação de glicemia capilar prévia.

32. Na prática profissional, o enfermeiro se depara com muitas situações de conflito e, como responsável pela administração e gerenciamento do Serviço, da equipe e da assistência de enfermagem, deve utilizar estratégias para gerenciá-lo. Assinale a alternativa que corresponde à adoção da estratégia de amenização.
(A) O enfermeiro chefe se deparou com um enfermeiro e um técnico de enfermagem discutindo no corredor do Pronto Socorro e, imediatamente, solicitou para que ambos parassem a discussão, independentemente do motivo ou do culpado e que, mais tarde iriam discutir juntosna sala da Chefia sobre o ocorrido.
(B) No plantão, foram programados vários procedimentos invasivos e o enfermeiro delegou a cada técnico de enfermagem o acompanhamento do médico na realização desses. Como essas atividades dificultariam o cumprimento de ações rotineiras, os técnicos solicitaram a suspensão dos banhos no leito e o enfermeiro concordou com a solicitação.
(C) Em reunião dos enfermeiros, havia três solicitações de férias para o mês de dezembro, mas só dois poderiam gozar desse benefício pela quantidade de atestados médicos no setor. Antes mesmo de se proceder ao sorteio, um dos solicitantes abriu mão de seu direito para que os colegas que já tinham viagem programada com a família não tivessem transtornos maiores, apesar do desistente estar com maior número de dias de férias vencidos e nunca ter passado umnatal de férias com sua família desde que entrou há 10 anos nesta instituição.
(D) O enfermeiro responsável pela confecção de escalas não conseguiu cobertura para todos os
dias, após conversar com quase toda a sua equipe. O único técnico de enfermagem que poderia
realizar a hora-extra da noite do sábado do feriado era aquele que sempre se indispunha a
trabalhar em quaisquer sábados e, por isso, o enfermeiro preferiu deixar o setor descoberto do
que pedir a tal técnico de enfermagem que trabalhasse nesse dia.
(E) Enfermeiro da Pediatria delegou a troca de punção periférica de rotina ao técnico de enfermagem que estava responsável pelo controle de sinais vitais, para que não houvesse sobrecarga do técnico de enfermagem responsável pela medicação, já que havia muitas medicações a serem administradas no próximo horário; e, mediante a delegação, o técnico de enfermagem lhe respondeu de modo grosseiro para que o próprio enfermeiro realizasse as punções porque isso não era sua responsabilidade naquele dia. Irritado, o enfermeiro fez uma advertência por escrito a respeito dessa situação e, nos meses consecutivos, escalou o técnico em todos os feriados e plantões de domingo.

33. No Manual de Enfermagem da Clínica Cirúrgica, foi padronizado uso de sonda Foley
2 vias, 30-50cc, em látex, no cateterismo vesical de demora realizado no setor. Com isso, o
volume de solução a ser utilizada na insuflação do balonete mais adequado na
padronização é
(A) 5ml.
(B) 10ml.
(C) 20ml.
(D) 40ml.
(E) 60ml.

34. A Clínica Médica possui uma capacidade operacional ativa de 20 leitos de internação, com taxa de ocupação de aproximadamente 100%; a maioria dos pacientes demanda cuidados intermediários e a equipe ainda não possui rotina e treinamento para atendimento de Código Azul. No referido setor, trabalham, em cada turno, um enfermeiro e três técnicos de enfermagem, de acordo com o modo de organização do cuidado funcional. No turno da manhã, o enfermeiro, durante a visita diária aos pacientes internados no setor, identificou que uma de suas pacientes evoluiu com parada cardiorrespiratória. De acordo com os estudos de Lewin, Lippitt e White, em que tipo de liderança o enfermeiro deve se basear para que seja realizada a reanimação cardiopulmonar?
(A) Autocrática.
(B) Transformacional.
(C) Democrática.
(D) Coaching.
(E) Laissez faire.

35. Jovem, sexo masculino, 19 anos, após radiografia de tórax que mostrava pulmão completamente reexpandido, teve indicação médica para retirada do dreno torácico. O principal cuidado a ser adotado para se realizar a retirada do dreno de tórax é
(A) desinsuflação do balonete.
(B) hiperinsuflação pulmonar.
(C) clampeamento do sistema de drenagem.
(D) curativo oclusivo compressivo.
(E) administração de analgésico.

36. Assinale a alternativa que pode ser indicativo de sofrimento fetal agudo, ao se avaliar os batimentos cardiofetais (BCF) no anteparto:
(A) 112 bpm.
(B) 137 bpm.
(C) 149 bpm.
(D) 153 bpm.
(E) 168 bpm

37. Mulher, 57 anos, diabética que evoluiu com gangrena e necessidade de amputação de membro inferior esquerdo, encontra-se internada e apresenta ferida em coto do membro amputado. À avaliação inicial da ferida mencionada pelo enfermeiro do setor, foi observado diâmetro de aproximadamente 22cm, bordas irregulares, cerca de 2,3cm de profundidade, tecido predominante em 60% do leito da ferida com fibrina e 40% com granulação, grande exsudação de odor fétido. Dentre as alternativas, o curativo mais adequado para o tratamento desta ferida é
(A) ácido graxo essencial. 
(B) colagenase.
(C) espuma polimérica.
(D) tela de acetato de celulose com petrolato.
(E) carvão ativado com alginato de cálcio e sódio.

38. Aposentada, 79 anos, viúva, sem filhos, mora sozinha em residência de quatro cômodos na periferia da cidade, é diabética e hipertensa controlada com medicamentos de uso regular no domicílio, possui acuidade visual diminuída e foi internada na Clínica Médica para tratamento de infecção do trato urinário, setor onde se encontra com dieta geral via oral com boa aceitação, sob terapia antimicrobiana, ansiolítica e anti-hipertensiva, mas ainda apresenta disúria e nictúria. Diante desse caso, considera-se como diagnóstico de enfermagem
(A) nutrição desequilibrada: menos do que as necessidades corporais.
(B) nutrição desequilibrada: mais do que as necessidades corporais.
(C) risco de quedas.
(D) controle ineficaz do regime terapêutico.
(E) percepção sensorial auditiva perturbada.

39. Mulher, 39 anos, 90 Kg de peso corporal, 1,60 m de altura, residente em Dourados- MS, auxiliar de serviços gerais de um pequeno edifício residencial. Durante as férias de final de ano, foi visitar os parentes em Santa Maria-RS, onde ficou 10 dias e, ao retornar de viagem, novamente em transporte terrestre, procurou a Unidade Básica de Saúde de seu bairro com queixa de cansaço e edema do membro inferior direito, sendo referenciada à unidade hospitalar após avaliação médica, devido à discreta alteração dos sinais vitais, além de empastamento de panturrilha, cacifo positivo, distensão venosa superficial e aumento da temperatura do membro afetado. No hospital, a paciente foi submetida a exames laboratoriais e de imagem com confirmação da hipótese diagnóstica em vaso distal do membro inferior direito, sendo iniciada terapia anticoagulante. Diante desse caso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa
com a sequência correta.
( V ) A história clínica da paciente é sugestiva de síndrome da classe econômica.
( F ) Trata-se de uma paciente obesa mórbida e a obesidade é considerada um fator de risco independente para o desenvolvimento de trombose venosa profunda, devido à inibição da atividade fibrinolítica.
( V ) Na avaliação diária do enfermeiro da unidade hospitalar, é importante realizar a medida da circunferência de ambos membros inferiores, 10 cm abaixo da tuberosidade tibial.
( F ) O principal cuidado de enfermagem com o início da terapia no hospital, é o repouso absoluto no leito.
(A) V - V - F - F.
(B) V - F - F - F.
(C) F - V - F - V.
(D) V - F - V - F.
(E) F - F - V - F.

40. De acordo com a Portaria N°. 1.600/2011, que reformula a Política Nacional de Atenção às Urgências e institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS), constituem-se em diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, EXCETO
(A) garantia da universalidade, equidade e integralidade no atendimento com prioridade às urgências clínicas, com gestão de práticas nas linhas de cuidado ao infarto agudo do miocárdio e ao acidente vascular cerebral.
(B) regionalização do atendimento às urgências com articulação das diversas redes de atenção e acesso regulado aos serviços de saúde.
(C) atuação territorial, definição e organização das regiões de saúde e das redes de atenção a partir das necessidades de saúde destas populações, seus riscos e vulnerabilidades específicas.
(D) atuação profissional e gestora visando ao aprimoramento da qualidade da atenção por meio do desenvolvimento de ações coordenadas, contínuas e que busquem a integralidade e longitudinalidade do cuidado em saúde.
(E) articulação interfederativa entre os diversos gestores desenvolvendo atuação solidária, responsável e compartilhada.

41. Idosa, 69 anos, portadora de duas lesões crônicas existentes há 3 anos, resultantes de insuficiência venosa de membro inferior esquerdo, iniciou acompanhamento com o enfermeiro do Ambulatório de Curativos de um hospital público de ensino, com cura de ambas lesões após 4 meses de tratamento com alginato de cálcio e sódio associado a compressão inelástica. Para evitar recidivas, faz parte do plano de cuidados de enfermagem
(A) orientar uso de bota de Unna.
(B) orientar uso de meias de compressão elástica.
(C) orientar agendamento de retorno ao Ambulatório em caso de nova lesão.
(D) estimular ingesta de proteínas, minerais, vitaminas e calorias para regeneração tissular.
(E) estimular deambulação e exercícios intensos para fortalecer as panturrilhas.

42.Assinale a alternativa que corresponde a indicações de cardioversão.
(A) Fibrilação atrial e flutter atrial.
(B) Taquicardia paroxística supraventricular e fibrilação ventricular sem pulso.
(C) Taquicardia com complexo largo e taquicardia ventricular sem pulso.
(D) Fibrilação ventricular e taquicardia ventricular sem pulso.
(E) Atividade elétrica sem pulso e assistolia.

43. De acordo com o algoritmo de suporte avançado de vida cardiovascular, são consideradas causas reversíveis:
(A) tensão no tórax por pneumotórax, tamponamento cardíaco, hipernatremia e trombose coronária.
(B) acidose, trombose pulmonar, hipocalemia e toxinas.
(C) hipoglicemia, hipercalemia, hipóxia e hipovolemia.
(D) hipercalemia, hipovolemia, hipernatremia e trombose coronária.
(E) tamponamento cardíaco, trombose pulmonar, hipocalcemia e hidrogênio.

44. A hipertensão arterial sistêmica é uma condição clínica multifatorial que se caracteriza por níveis elevados e sustentados de pressão arterial (PA), cuja terapia inclui diferentes estratégias. Sobre o tratamento não-medicamentoso recomendado nas Diretrizes Brasileiras de Hipertensão VI, é correto afirmar que
(A) o chocolate amargo promove aumento da PA, devido ao teor de cacau.
(B) hipertensos devem incondicionalmente realizar programas de treinamentos resistivos 2 a 3 vezes por semana, por meio de 1 a 3 séries de 8 a 15 repetições.
(C) a utilização da técnica de respiração lenta, com 10 respirações por minuto por 15 minutos diários, com ou sem o uso de equipamentos, tem mostrado reduções da PA.
(D) há evidências de que a cessação do tabagismo contribui para o controle da PA.
(E) a meditação e yoga são as melhores técnicas para controle do estresse, com capacidade de redução drástica da PA entre hipertensos

45. Homem, 44 anos, alcoolista, com história de tosse seca contínua iniciada há cerca de quatro meses, evoluiu com presença de secreção no último mês, associada a cansaço excessivo, febre baixa vespertina e sudorese noturna, inapetência com emagrecimento acentuado e fraqueza; deu entrada no Serviço Hospitalar de Emergência com dispneiaimportante. No atendimento desse paciente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária recomenda como equipamento de proteção respiratória do trabalhador de saúde:
(A) máscara cirúrgica.
(B) apenas N95.
(C) apenas PFF3.
(D) apenas PR purificadores de ar com peça semifacial e filtro classe P3.
(E) PFF2 ou PFF3.

46. Homem, 46 anos, tabagista, reside sozinho no Mato Grosso do Sul desde que deixou seus familiares no interior nordestino há cerca de 30 anos. Desde então, trabalha na roça, sem interesse em ser alfabetizado, gastava seu tempo e pouco dinheiro que recebia com o consumo de cachaça no final de todos os dias. Com exceção de dois resfriados quando era moço e mais recentemente dos episódios de pirose frequentes, nunca havia percebido nenhum problema de saúde. Antes da internação, no entanto, apresentou dor torácica constritiva com recorrência na mesma semana. No segundo quadro anginoso, ficou sentado a manhã inteira e a dor só piorava e, por isso, depois de almoçar, seu patrão o
levou ao hospital mais próximo, que se situava a 70 Km de onde trabalhava. Após dois meses de internação, recebeu alta hospitalar com agendamento de retorno em 30 dias no Ambulatório de Cardiologia do próprio hospital e com a seguinte receita médica: Omeprazol 20mg VO pela manhã; Aspirina 325mg VO 1x/dia; Varfarina 5mg VO 1x/dia;Amiodarona 100mg VO 8/8h; Captopril 50mg VO 2x/dia. Diante desse caso, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.
( F ) Não há benefício com o uso de protetor gástrico neste caso, pois as medicações prescritas não se associam úlceras gástricas.
( F ) O enfermeiro deve orientar a ingestão da Aspirina ao acordar, desenhando um sol nascendo na linha desta medicação já que o paciente é analfabeto.
( V ) O enfermeiro deve orientar o paciente quanto ao consumo ponderado e estável de alimentos com alto teor de vitamina K, devido à sua interferência na Varfarina.
( F ) A Amiodarona e o Captopril atuam respectivamente no controle da frequência e do ritmo cardíaco.
(A) V - V - F - V.
(B) V - V - F - F.
(C) F - F - V - V.
(D) F - F - V - F.
(E) F - V - F - V.

47. De acordo com os dispositivos da Política Nacional de Humanização, é INCORRETO afirmar que
(A) com o Acolhimento com Classificação de Risco em Serviço Hospitalar de Emergência, a ordenação do atendimento ocorre pela gravidade do caso e não mais pela ordem de chegada.
(B) a Resolução RDC ANVISA N°. 50/2002 dispõe sobre todos aspectos necessários à adequação da estrutura física de estabelecimentos de saúde de acordo com o conceito Ambiência.
(C) a visita aberta e direito a acompanhante favorecem uma continuidade entre o contexto da vida em família e na comunidade e o ambiente hospitalar, para que o doente não desenvolva osentimento de ter sido arrancado de sua vida cotidiana.  
(D) equipes de Referência e de Apoio Matricial seguem a lógica de produção do processo de trabalho na qual um profissional oferece apoio em sua especialidade para outros profissionais, equipes e setores; invertendo-se o esquema tradicional e fragmentado de saberes e fazeres.
(E) os sistemas de escuta qualificada para usuários e trabalhadores da saúde podem incluir a gerência de “porta aberta”, ouvidorias, grupos focais e pesquisas de satisfação, entre outros.

49. O Protocolo para Prevenção de Úlcera por Pressão publicado pelo Ministério da Saúde (2013) normatiza o procedimento operacional das medidas preventivas para higiene, hidratação e manejo da umidade da pele, uma vez que o tratamento da pele ressecada com hidratantes tem se mostrado especialmente efetivo na prevenção de úlcera por pressão. Nesse contexto, para higiene e hidratação da pele, deve-se:
(A) limpar a pele apenas quando estiver suja, com água morna e sabão neutro para diminuir a irritação e ressecamento da pele.
(B) massagear áreas de proeminências ósseas e hiperemiadas durante a hidratação da pele, com
movimentos suaves e circulares para estimular a circulação local.
(C) proteger a pele da exposição à umidade excessiva, com sondagem vesical de demora a todos
incontinentes.
(D) usar hidratantes na pele seca e áreas ressecadas, principalmente após o banho, pelo menos uma vez ao dia.
(E) atentar para extravasamento de drenos sobre a pele, exsudato de feridas, suor e linfa em pacientes com anasarca, que apesar de não serem irritantes para a pele, podem contribuir para  invasão fúngica.

48. Portador de hanseníase multibacilar, com quimioterapia iniciada há apenas dois dias, foi internado para tratamento de crise hipertensiva. Diante desse caso, é recomendável instituir-se:
(A) precauções padrão.
(B) isolamento respiratório para gotículas.
(C) isolamento respiratório para aerossóis.
(D) isolamento de contato.
(E) isolamento protetor.



50. A velocidade de infusão está associada a reações adversas clássicas, tal como a “síndrome do homem vermelho”, que ocorre com a infusão rápida de
(A) clindamicina.
(B) garamicina.
(C) vancomicina.
(D) gentamicina.
(E) amicacina.


← Postagens mais recentes Postagens mais antigas → Página inicial